Telefone: (11) 3375-0449 Whatsapp: (11) 97375-9553 contato@uniaoespiritapaulista.com.br
AÇÕES SOCIAIS

Desde a sua fundação, a União Espírita Paulista - UEP, apresentou em seu DNA essencialmente o auxílio ao próximo, baseada nas orientações do Evangelho Segundo o Espiritismo, que ensina que fora da Caridade não a Salvação¹. Vem desenvolvendo esta conduta, nos atendimentos espirituais que realiza dentro de sua grade de dias e horários e ações sociais que têm abraçado e apoiado:

Mantenedora da Associação de Amparo à Criança e Adolescente "Paulo de Tarso"

 

COMO TUDO COMEÇOU

A Associação ao Amparo à Criança e ao Adolescente “Paulo de Tarso”, foi fundada em 18 de abril de 1988 e desde então, tem se dedicado aos cuidados e proteção de crianças em situação de vulnerabilidade. Situada no bairro da Vila Áurea, à Rua Tomé de Souza, nº 275 - Poá, conta com sede própria, numa área total de 1.707,46 m², sendo 620m² de área construída, composta de salas para oficinas, brinquedoteca, sala de áudio e vídeo/refeitório, sala de informática e banheiros. Na área externa conta com área livre e playground, além do prédio da administração.

Desde então, prestando um serviço de excelência para a população Poaense.

Conta com as certificações de: Entidade Beneficente e Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, encontra-se devidamente inscrita nos Conselhos Municipais da Assistência Social e da Criança e do Adolescente.

A CHEGADA DA UNIÃO ESPÍRITA PAULISTA

No final de 2016, a gestão que atuava na Associação, encerrava suas atividades. Contudo, a importante atuação da Associação, não poderia parar e a partir de março de 2017, a União Espírita Paulista, assume a causa, pois, acredita que é importante o apoio social voltado a crianças e adolescentes.  Os primeiros passos foram uma grande reforma nas instalações estruturais, seguida da formatação de um planejamento e programação específica, contratação de profissionais especializados para atenderem a nova proposta da Associação “Paulo de Tarso”. Começa uma nova fase da instituição, e a prestação de serviços que acontecia, até então, sofre mudanças na sua área de atuação. Surge então, o novo Projeto Girassol que tem por base oferecer o Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos para crianças de 04 a 08 anos com a implantação do contra turno infantil.

 

Autor da foto : União Espírita Paulista

Um serviço realizado em grupos, que visa a complementação do trabalho social realizado com famílias e a prevenção de ocorrências de situações de risco social. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e vivências, desenvolver o sentimento de pertença e identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidade e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. Tudo pautado em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilização e proteção social.

E QUAIS SÃO OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DESTE PROJETO E ATENDIMENTOS ?

Complementar as ações da família e comunidade e desenvolvimento das crianças e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

  • Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
  • Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
  • Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade e do mundo contemporâneo;

- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência da criança no sistema educacional.

O ambiente físico é condizente com as normas exigidas, compreendendo salas de atividades coletivas; sala de atendimento individualizado e instalações sanitárias, com adequada iluminação, ventilação, conservação, privacidade, salubridade, limpeza e acessibilidade.

As ações devem contemplar dois eixos: Convivência Social e Participação; trabalhando-se transversalmente, os seguintes temas:

  •  Infância e Direitos Humanos e Socioassistenciais;
  •  Infância e Saúde;
  •  Infância e Meio ambiente;
  •  Infância, Arte e Cultura;
  •  Infância e Esporte, Lazer, Ludicidade e Brincadeiras;

O QUE A UNIÃO ESPERA NO ÂMBITO DO IMPACTO SOCIAL?

  • Contribuir para a redução da ocorrência de situação de vulnerabilidade social;
  • Contribuir para a prevenção da ocorrência de riscos sociais, seus agravamentos ou reincidências;
  • Melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias.
Festa do Dia da Criança na A.A.C.A. "Paulo de Tarso"
Programação de Férias da A.A.C.A “Paulo de Tarso” - Julho 2017

TEATRO NA PAULO DE TARSO

"
 

 

PASSEIO ALMOÇO EMBRARE

"
PASSEIO RANCHO BIRITIBA MIRIM

"

VISITA AO CASTELO RA-TIM-BUM 

 

"

Campanha de Natal 2017

 Palestra de Natal “ Jesus - a humanidade a caminho da luz”

 

Distribuição de sacolinhas de Natal 2017 para a Associação Paulo de Tarso

Apoio Campanha Papai Noel dos Correios 2017

Participação da União Espírita Paulista no 31º Encontro com Divaldo
Visita Mensal à Colônia e pavilhão de Pirapitingui Novembro de 207
" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]
Apoiadora da Instituição Assistencial Cristã Lar Mãe Mariana

O Lar Mãe Mariana é um abrigo que acolhe idosos, desde 09/10/1973.

Na década de 1960, um grupo de pessoas espíritas, dentre as quais Olga De Biase Sanfirardi e Vicente Leporace, por orientação do plano espiritual, decidiram fundar um abrigo para idosos carentes em 1965  e em 1973 é formalizada a sua abertura.

O nome da instituição é uma homenagem, a mãe de Vicente Leporace, fundador do abrigo, Srª Mariana Gamani Leporace que era chamada carinhosamente por todos de mãe Mariana.

A  União apoia o Lar, com ações voltadas ao bem-estar e acolhimento dos vovôs da instituição, por intermédio de doações de diversos tipos, dentre elas: meias de lã, cachecóis etc todas confeccionadas pela equipe de Artesanato da União. Além disso, realizada visitas, distribuição de itens em datas comemorativas como Natal, Páscoa e contribui com a Instituição com itens necessários como fraldas geriátricas etc. (Disponível em:< http://www.larmaemariana.com.br/portal/>. Acesso em: 17/05/2017)

Periodicamente organiza bazares com a renda revertida em prol de ações sociais.Conheça: http://larmaemariana.blogspot.com.br/2012/10/conheca-o-lar-mae-mariana-em-poa-video.html

Lar Mãe Mariana - Sede: Rua Monte Castelo, 116 - Bairro Biritiba - Poá - SP Cep: 08562-460 - Telefone: 55 (11) 4638-1475

E-mail: larmaemariana@gmail.com

 

 

 

 

Campanha Enxovaizinhos de Maria

 

Campanha permanente de arrecadação de itens para a composição de enxovais de bebe para a distribuição de instituições carentes em Prol de mães  necessitadas.

 

Campanha Páscoa 2016

. CAMPANHA DA PÁSCOA – EVENTO COM DISTRIBUIÇÃO DE OVOS DE CHOCOLATE PARA A ASSOCIAÇÃO “PAULO DE TARSO” E LAR MÃE  MARIANA

 

 

 

Campanha de Natal 2016

. CAMPANHA DE NATAL DOS CORREIOS, COM A DISTRIBUIÇÃO DE BRINQUEDOS PARA CRIANÇAS. INÍCIO DA PARTICIPAÇÃO EM 2016. 

  • DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS – NATAL 2016. APOIO CENTRO MARIA BENTA – S.P.
"